Categoria

FRENTE PARLAMENTAR
DO BIM

JURADOS

Para esta edição do Prêmio BIM da Administração Pública, o Comitê de Jurados será composto pelos seguintes profissionais:

Ord. Nome Cargo \ Função
1 Eduardo Toledo Eduardo Toledo Professor Doutor da Escola Politécnica da USP, especialista em BIM há mais de 10 anos, membro dos júris dos Prêmios de Excelência BIM do SindusCon-SP e do CT 197 de Portugal, coordenador do GT Objetos BIM da ABNT/CEE-134 e especialista do Grupo ad hoc em Capacitação de Recursos Humanos do Comitê Estratégico para Disseminação do BIM do Governo Federal.
2 Sergio Leusin Sergio Leusin Doutor em Engenharia de Produção, pela COPPE UFRJ, Arquiteto pela FAU UFRJ, Professor Titular da Universidade Federal Fluminense até 2010, atual sócio gerente da GDP-Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos (www.gdp.arq.br), empresa de projetos e consultoria em BIM. Ex-secretário da ABNT CEE-134 Modelagem de Informação na Construção, onde ainda colabora no desenvolvimento de normas sobre o BIM. No grupo de pesquisa NITCON (http://www.uff.br/Nitcon ) desenvolveu Estudos prospectivos sobre a cadeia produtiva da construção, sobre Organização e Gerenciamento na Construção e de Novas Aplicações da Tecnologia de Informação, onde destacamos o Centro de Referencia e Informação em Habitação (www.infohab.org.br ). No momento coordena a elaboração de Guias para Desenvolvimento e Contratação de Projetos BIM para a ADBI/MDIC.
3 Sergio Schee Sergio Scheer Engenheiro Civil pela UFPR (1980), Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFRGS (1980), Doutor em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1993). É Pesquisador Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná onde foi Professor Titular e atuou de agosto de 1981 até abril de 2017 tendo exercido cargos administrativos relevantes como o de Diretor do Centro de Computação (1994-1998), Diretor do Centro de Estudos de Engenharia Civil (1989-1995 e 1998-2008), Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (entre 2004 e 2008), Diretor Executivo da Agência de Inovação (janeiro/2009 a julho/2011) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (janeiro/2009 a março/2013). De outubro/2014 a setembro/2015 realizou estágio pós-doutoral (Visiting Scholar) no Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford na Califórnia. No momento é especialista convidado da Comissão Estratégica de Implantação de BIM para o Governo Federal (CE-BIM) atuando no Grupo Ad Hoc de Infraestrutura Tecnológica.
4 Rogerio Suzuki Rogerio Suzuki Arquiteto e Urbanista pela UFPR em 1992, Mestrando em Inovação na Construção Civil pela Poli/USP - possui mais de 26 anos de experiência na aplicação e implementação de tecnologias para a indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção. Atualmente é Consultor para implantação de BIM/4D/6D, Business Development Manager para o Brasil da ARCHIBUS, Inc., membro Comissão ABNT CEE-134, professor convidado em 6 pós-graduações além de coordenar a Academia BIM do Sinduscon-SP e participar como Especialista do Comitê Estratégico BIM (CE-BIM) no Grupo Ad-hoc de Compras Governamentais.
5 Wilton Catelani Wilton Catelani Engenheiro Civil pela UFSCar com 31 anos de experiência profissional. MBA pela Fundação Dom Cabral. Atualmente é Consultor Estratégico BIM, especialista convidado pelo CE-BIM e MDIC para colaborar no desenvolvimento da estratégia nacional de exigibilidade do BIM. É o atual coordenador da CEE-134 - Comissão de Estudo Especial da ABNT, responsável pelo desenvolvimento da primeira Norma Técnica BIM do Brasil - a NBR-15965. Autor da coletânea de 5 Guias BIM, publicada em Julho de 2016 pela CBIC e desenvolve seu Mestrado na Escola Politécnica – USP, estudando aplicações práticas do sistema de classificações de informações NBR-15965 (Norma BIM). Foi consultor contratado pela UNESCO para o desenvolvimento da primeira fase do Projeto 914 BRA2015 PRODOC, desenvolvendo objetos paramétricos e inteligentes na tecnologia BIM.
6 Luiz Augusto Contier Luiz Augusto Contier Arquiteto, graduado e pós-graduado pela USP. Dedicou-se por 30 anos ao magistério, por 24 anos à direção de cursos de arquitetura e por 14 anos como vice-presidente, conselheiro e presidente do conselho da AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Atualmente dedica-se há 35 anos à profissão de arquiteto e à Contier Arquitetura, há 15 anos à implantação e divulgação do BIM e há mais de 20 anos à regulamentação da profissão (CREA, CBA, CAU). É conselheiro da FIESP. Foi usuário pioneiro do Revit no Brasil, tendo desenvolvido entre outros, o do projeto executivo do Edifício Sede da Petrobrás em Santos. É uma referência na área de BIM no Brasil."
7 Ricardo Gibrail Ricardo Gibrail Sócio Diretor da Air System Engenharia Ltda. Presidente do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) de Outubro de 2013 a outubro de 2015. Vice-Presidente de Relações Institucionais e Associativas da ABRAVA de Junho de 2016 até a presente data.
8 Mario William Esper Mario William Esper Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cimento Portland. Tem vasta experiência na área da Construção Civil com ênfase em Materiais de Construção. Destaques para: Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Membro do Conselho Industrial do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Diretor Vice Presidente do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, Presidente da Câmara Ambiental da Indústria de Produtos de Minerais Não Metálicos da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do governo do Estado de São Paulo, Membro do Conselho Superior do Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI- Confederação Nacional da Indústria e Membro do Comitê de Coprocessamento em Fornos de Cimento.
9 Cleiton Rocha Matos Cleiton Rocha Matos Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/MA), Mestre em Estrutura e Construção Civil pela Universidade Federal de Brasília (UnB/DF), Auditor federal de controle externo no Tribunal de Contas da União, desde 2009, atuando em auditorias de obras públicas.
10 Eduardo Toledo Dionyzio Antonio Martins Klavdianos Vice-presidente do Sinduscon-DF, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil), presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF)

*CE-BIM - COMITÊ ESTRATÉGICO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM



O CE-BIM tem como atribuições específicas à proposição, no âmbito do governo federal, da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil. O CE-BIM dispõe do suporte de Grupo de Apoio Técnico (GAT-BIM), constituído por servidores indicados por cada órgão que compõe o Comitê Estratégico. Conta ainda com Grupos ad hoc (Grupos Temáticos) com o intuito de discutir temas relacionados a eixos estratégicos tais como Capacitação de Recursos Humanos, Compras Governamentais, Regulamentação e Normalização, Plataforma BIM e Infraestrutura Tecnológica. Além do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que exercerá a sua presidência, o Comitê Estratégico será integrado pela Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Defesa; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. (Decreto Presidencial de 05 de Junho de 2017 - http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/ce-bim)

§ único: O Comitê de Jurados será coordenado pelo Coronel do Exército Brasileiro Washington Luke, representante do Ministério da Defesa no GAT-BIM do Comitê Estratégico de Implementação do BIM do Governo Federal.

REALIZAÇÃO

Câmara dos Deputados Frente Parlamentar do BIM

APOIO

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Autodesk
MCR - Software
Graphisoft - A Nemetschek Company
Imagem
Esri - Official Distributor
AltoQi - Software BIM para projetos de Edificações
Bentley - Advancing Infrastructure
Vectorworks - A Nemetschek Company
Solibri - A Nemetschek Company
Scia
Bricsys